Quarta-feira, 21 de Abril de 2004

o que fazer em caso de queimaduras...

Decidi colocar este pequeno manual pois na cozinha as coisas acontecem...


Queimaduras de primeiro e de segundo grau

As queimaduras de primeiro grau devem ser tratadas como um ferimento menor uma vez que só parte da epiderme foi danificada. As queimaduras de segundo grau danificam também a derme, requerendo algum cuidado adicional.


O que deve fazer

Para distinguir uma queimadura menor de uma queimadura séria, deve saber qual o grau e a extensão dos danos nos tecidos do corpo. Estas classificações ajudar-lhe-ão a determinar o cuidado a ter.

Queimaduras de primeiro grau

As queimaduras menos sérias são aquelas em que só a camada externa da pele (epiderme) foi atingida, denominando-se de queimaduras de primeiro grau. A pele apresenta-se vermelha e inchada e a queimadura causa alguma dor.

Deve tratar uma queimadura de primeiro grau como uma queimadura menor, a menos que esta afecte uma parte substancial das mãos, pés, cara, virilhas, nádegas ou articulação principal.

Queimaduras de segundo grau

Quando a primeira camada de pele (epiderme) foi completamente queimada e a segunda camada de pele (derme) também, o ferimento é denominado como queimadura de segundo grau. Formam-se bolhas e a pele apresenta-se vermelha e esponjosa, geralmente provocando dor e inchaços marcados.

Se a queimadura não for maior do que 5 a 7 cm de diâmetro, trate-a como se fosse uma queimadura menor. Se a área queimada for maior ou se a queimadura ocorrer nas mãos, pés, cara, virilhas, nádegas ou articulação principal, deve procurar ajuda médica imediatamente.


Para queimaduras menores, inclusive as queimaduras de segundo grau limitadas a uma área inferior a 5 a 7 cm de diâmetro, deve proceder da seguinte forma:


Arrefeça a queimadura. Mantenha a área queimada sob água fria durante 15 minutos ou arrefeça-a com compressas embebidas em água. Ao refrescar a queimadura afasta o calor da pele e reduz o inchaço.
Depois de refrescar a queimadura, aplique um creme que contenha aloé vera. Um qualquer creme hidratante impede a pele de secar e proporciona uma sensação de conforto.
Cubra o ferimento com uma ligadura ou gaze esterilizada. Não use algodão porque pode irritar a pele. Envolva a ligadura/gaze suavemente para não pressionar a pele queimada. Ao cobrir a pele queimada protege-a das agressões e reduz a dor;
Tome um analgésico. As queimaduras menores geralmente saram no prazo de 1 a 2 semanas sem tratamento adicional. Depois de sarar, a pele pode adquirir uma tonalidade diferente do normal.

Precauções:


Esteja atento aos sinais de infecção tais como a dor, o rubor, a febre ou o inchaço.
Consulte imediatamente o seu médico se a área infectar.
Evite exposição solar directa em queimaduras com menos de 1 ano. Pode agravar a alteração da pigmentação da pele.
Não use gelo. Colocar gelo directamente sobre uma queimadura pode causar uma nova queimadura causada pelo frio.
Não rebente as bolhas que se possam formar. As bolhas protegem da infecção. Se rebentarem, lave a área suavemente com água e sabão, aplique um anti-séptico e proteja-as com uma ligadura/gaze.
Limpe a área queimada e mude a gaze diariamente.

publicado por bloguinho às 22:04
link | comentar | favorito
4 comentários:
De carla a 12 de Maio de 2011 às 02:45
nunca absolutamente nunca se põe hidratante em queimadura pois pode fazer uma capa e infeccionar por baixo e a pessoa terá que raspar depois. Então amigo se não é medico não dê receitas. site confiável a quem necessite associação brasileira de queimados: www.sbcd.org.br/pagina.php?id=75


De naiara a 11 de Novembro de 2012 às 23:08
mas na onde compra creme com aloé vera


Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2004

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

13
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24
25

26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. Futuro do País

. joaozinho

. animando o ppl

. resposta ao sr. Timaz

. horoscopo do beijo

. Pai medroso...

. tá-se inspirado hoje...

. O tempo que alguem deve t...

. Numa família de Açorianos

. Dear Diary...

.arquivos

. Dezembro 2004

. Julho 2004

. Junho 2004

. Maio 2004

. Abril 2004

. Março 2004

. Dezembro 2003

. Novembro 2003

blogs SAPO

.subscrever feeds